

No dia 08/05/2009, a pedido do Prof. Jorge David, coordenador do programa de pós-graduação, os professores Heloysa Andrade e Artur Mascarenhas, do Departamento de Química Geral e Inorgânica, fizeram uma visita ao 1° andar para verificar se havia algum gabinete arrombado. Na ocasião, com o auxílio de uma lanterna, os professores verificaram que praticamente todos os gabinetes do Departamento de Química Orgânica haviam sido forçados com chave-de-fenda ou pé-de-cabra. Além disso, as portas dos laboratórios 104 e 108 também foram forçadas. O prof. Artur Mascarenhas comunicou o fato à secretaria da direção do IQ no mesmo dia.
E cadê a segurança do IQ? Só serve para ficar jogando damas? Cadê a direção que não está vendo isso?
ResponderExcluirFalta de compromisso...
ResponderExcluirÉ lamentável a visão do descaso a que estão sujeitos os laboratórios do IQ, que tanto contribui para a pesquisa e extensão. Fácil ficar falando dos planos e projetos para restaurar o IQ; difícil é assistir calada enquanto vejo anos de pesquisa, esforço, dinheiro, equipamentos, trabalhos, livros e mais são perdidos a cada dia que se passa, e ver que o instituto está "fechado" para nós, enquanto portas são arrombadas e equipamentos são destruídos.
Como disse meu colega, CADÊ A SEGURANÇA? E além disso, CADÊ O COMPROMISSO com a Federal? CADÊ O REITOR? Gostaria de ver serviço e não FALSAS PROMESSAS. Quero só ver se vão deixar o IQ se perder desse jeito.
Que diferença faz arrombar umas fechaduras quando já se fraudou um concurso público de maneira vergonhosa? Como reflexo dessa faude, um jovem pesquisador de grande futuro foi fazer uma carreira limpa em outra instituição. O que é uma fechadura frente a inércia e inoperância de professores, funcionários e alunos que se consideram em férias-incêndio? O que podemos esperar de alunos que não se indispõem com essa quadrilha porque querem "passar" em concursos? O que podemos ter quando as decisões passam por uma congregação altamente disposta a manter tudo como está? O que fazer quando 50% +1 (no minimo) quer fechar o IQ, pois assim ficam mais tempo sem ter que trabalhar, entende-se, comparecer ao seu local de trabalho, ao mínimo. O que fazer numa comunidade em que se compra opiniões a preços simbólicos, basta uma "flexibilidade" no horário de trabalho, que tá tudo resolvido. Ahhh agora vcs querem reclamar de umas fechaduras? Chamem a Polícia Federal, chamem a tal Comissão, que decide tudo... Aproveitem e, quando a PF chegar, orientem eles a levarem essa quadrilha que tá instalada alí em Química.
ResponderExcluirViva as mentes privilegiadas de idéias e ausentes em caráter, dignidade, ética... Mais um triste legado dessa direção inadequada, ineficiente, imoral... Aproveitem o ensejo e reúnam a congregação e chamem um camburão bem grande... talvez caiba...
Enquanto as brigas pessoais permanecem todos estamos sendo prejudicados!
ResponderExcluirNenhum professor do Departamento de Química Orgânica percebeu que as portas estavam forçadas antes disso? Por que foi solicitado que professores de um outro departamento fossem verificar a integridade das salas do primeiro andar? Muito cômodo um pedido desse. Por que as pessoas que só questionam a falta de atitude não agem e contribuem para algo? Falar e fazer são processos bem diferentes...
ResponderExcluirOs professores Artur e Heloysa estavam indo ao prédio retirar documentos importantes ao andamento de seus projetos e fizeram um favor ao Prof. Jorge David, que estava preocupado que novas violações viessem a acontecer. Não vejo o que há errado nisso. Aliás, como membros da comunidade do IQ tiveram uma postura responsável e comprometida, avisando a direção sobre o ocorrido.
ResponderExcluirA entrada no IQ é permitida somente através de uma autorização da Direção para professores e técnicos. Já sabia que a porta dos gabinetes dos professores do Departamento de Química Orgânica estava arrombado. Assim, como eu não possuia autorização para entrada naquele dia, pedi para Artur e Heloysa verificarem a situação dos laboratórios. Qual o problema? O professor de um determinado departamento pode verificar a integridade do seu departamento? Os outros que se lixem? Por favor Sr. Anônimo, o que quer dizer com sua mensagem? Seja claro pelo menos, uma vez que nao tem coragem de se identificar.
ResponderExcluirAtt
Jorge M. David