sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Ninho da Fênix

De acordo com as mitologias grega e egípcia, a fênix é um pássaro que renasce das próprias cinzas. Ao morrer, deixa um ovo em meio às cinzas, que eclode, libertando uma fênix renovada. Dentre suas principais características, diz-se que a fênix era capaz de carregar grandes fardos...

No dia 21 de março de 2009 um incêndio acidental paralisou as atividades do Instituto de Química da UFBA. Foi uma comoção geral por parte de estudantes, funcionários e professores...

Em meio à crise, o Prof. Dr. Jailson Andrade proclamou: "Devemos nos erguer em meio às cinzas, como uma fênix!".

Passaram-se 48 dias, e o Instituto de Química continua interditado...

O incêndio foi acidental, mas manter o Instituto de Química fechado por tanto tempo é criminoso.

É criminoso por manter toda a comunidade em estado de constante desânimo.

É criminoso por comprometer a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação.

É criminoso por comprometer a infra-estrutura de pesquisa que levou anos para ser construída.

É criminoso por comprometer a qualidade do mais antigo programa de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.

Enquanto a ingerência da UFBA continua prolongando esta situação, cabe-nos cuidar do ovo da fênix a fim de que ela renasça em toda sua plenitude.

2 comentários:

  1. Apesar de não usufruir do Instituto de Química
    nesse semestre, fiquei bastante ressentido pela notícia do incêndio.Ressentido pelos meus colegas que não poderão desfrutar de uma graduação acadêmica 100% eficaz devido a ausência das práticas,pelos professores e pesquisadores que terão suas pesquisas interrompidas, e pela produção científica da Bahia, uma vez sendo o IQ responsável por cerca de 1/3 da mesma.
    Acho que empresas que sempre desfrutaram do potencial, tanto intelectual quanto estrutural do IQ e seus colaboradores, podem e devem, ao meu ver, retribuir anos de dedicação do instituto.Sem falar do governo federal, que já estava em falta com o IQ para a liberação de verbas para uma reforma urgente do prédio antes do incêndio.
    Só espero que a famigerada burocracia brasileira não nos atrase tanto como já nos atrasa em todos os aspectos!A reforma do prédio deve ser para ontem, assim como o retorno das atividades!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o incêndio ainda está destruindo o IQ. Pior que o fogo está sendo a água (das chuvas, da umidade nesta época do ano). Os equipamentos da Quimica Analítica devem estar comprometidos, o equipamento de Ressoncia pifou, o infravermelho da Organica está incrustado de fungos e umidade. Alem disso portas de laboratório e salas de professores estão sofrendo tentativas de arrombamento.
    Triste imagem!

    ResponderExcluir