Ilmo. Sr.
Prof. Dr. Dirceu Martins
MD Diretor do Instituto de Química - UFBA
Depois de mês e meio do incêndio ocorrido podemos constatar que até o momento não foram iniciadas obras de recuperação dos laboratórios atingidos e nem restabelecido energia elétrica nos pavimentos não atingidos.
O Programa de Pós-graduação em Química possui cerca de 190 estudantes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado. São estudantes de várias partes da Bahia e do Brasil. Cinqüenta destes alunos iniciaram seus estudos pós-graduados no atual semestre e cerca de 50 necessitam finalizar seus estudos no próximo semestre.
Dentro da UFBA o PGQUIM é o programa que mais possui bolsas de mestrado e doutorado dentre CAPES, CNPq, FAPESB entre outras. Dentre os programas de química brasileiros,
proporcionalmente, é um dos programas que mais recebem bolsas do Brasil. O grande número de bolsas é reflexo do comprometimento dos alunos, docentes e técnicos no desenvolvimento da área no Estado bem como a produção científica e tecnológica associada.
Os docentes do programa entendem que é necessário a construção de novos laboratórios para abrigar novos laboratórios de pesquisa e de ensino, bem como salas de equipamentos. No entanto considera este pleito seja considerado concomitantemente com a reforma e requalificação do prédio atual do IQUFBA.
Deste modo, vimos por meio deste solicitar a Vossa Senhoria os seguintes esclarecimentos:
1. Já foram contratada(s) empresa(s) para remoção do entulho gerado pelo incêndio? Quais as
empresas contactadas e contratadas? Qual o custo? Existem recursos disponíveis?
2. A minuta de convênio com a Cetrel já foi redigida e assinada? Idem para a empresa que
receberá os entulhos metálicos?
3. A empresa que será responsável pela limpeza dos andares não atingidos já foi contratada?
4. A empresa, ou Prefeitura de Campus, já foi contactada e/ou contratada para iniciar
imediatamente a reenergização do prédio?
5. Conforme solicitação do Ministro de Ciência e Tecnologia, os prejuízos em equipamentos já
foram levantados?
6. Já foram avaliados os danos estruturais do quarto e quinto andares?
7. Qual o cronograma para os serviços e retomada das atividades no prédio?
O Programa de Pós-graduação entende que estas ações devem ser implementadas concomitantemente com a retirada dos dejetos do quinto e quarto andares e, tão logo estes forem removidos, as atividades de administração, pesquisa e ensino (graduação e pós-graduação) devem ser retornadas nos três primeiros andares.
Alertamos que o não retorno, mesmo parcialmente, das atividades de pesquisa e ensino no IQ
certamente acarretará, além de mais perdas, em aumento do tempo médio de titulação, diminuição da produção científica do programa, diminuição ou não oferecimento de novas vagas nos próximos editais e conseqüentemente devolução de bolsas de pós-graduação. Lembrando a Vossa Senhoria que o programa de pós-graduação em química está lotado no Instituto de Química e encontra-se em atividade desde a criação do mesmo.
No aguardo de Vossa manifestação, despeço-me.
Atenciosamente
Prof. Jorge M. David
Coordenador do PGquim
O referido ofício foi enviado com cópia ao Prof. Naomar Monteiro – Magnífico Reitor, ao Prof. Antônio Alberto Lopes – Pró-Reitor Pesquisa e Pós-graduação e aos membros da Congregação do IQ.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário